Quer aprender a criar seu negócio na internet?

Saiba Mais

O que é um Afiliado?

Afiliados são pessoas como eu e você que se afiliam a produtores e acabam usando o marketing digital para fazer vendas desses produtos. Recebem comissão por cada venda sem se preocupar com o todo em relação ao produto, consegue focar suas energias na divulgação e vendas.

Afiliados é um ramo do marketing digital muito utilizado por quem está começando a empreender na internet.

Acaba sendo o principal meio por trazer agilidade e diria até que algumas facilidades para começar a trabalhar e ter lucros sem a necessidade de fazer grandes investimentos.

Existe inúmeras vantagens e estratégias para quem quer ser afiliados e vamos abordar a maioria delas aqui. Então se você pensa em começar a empreender nesse mundo digital e quer tirar algumas dúvidas sobre o marketing de afiliados, esse post é para você.

Como ser um afiliado?

A primeiro coisa para se começar a empreender como um afiliado é fazer um cadastro em alguma plataforma digital que ofereça essa opção. O meu foco aqui no blog é te ensinar a fazer como eu faço e fiz, evitando os erros que passei.

E a primeira orientação que posso te oferecer é

Comece com produtos digitais. Cursos online, ferramentas para negócios, ebooks, plugins etc. Acaba sendo mais fácil e com um retorno relativamente rápido

Produtos digitais são normalmente fáceis de vender e o tempo todo temos pessoas buscando algum produto para solucionar algum problema.

E quando estamos falando de empreender no mundo digital, temos que usar a internet a nosso favor.

Seguindo nosso raciocínio e caso queira escolher uma plataforma digital para iniciar sem empreendimento você pode escolher Hotmart, Monetizze, Eduzz que são as 3 principais do mercado brasileiro para poder iniciar.

Mas lembrando que isso é apenas uma sugestão minha, você pode muito bem começar com a Amazon por exemplo, lomadee ou até mesmo tendo uma franquia virtual de um ecommerce, dropshipping e afins.

Como o intuito aqui é focar nos infoprodutos vamos passar a focar neles, caso queiram mais detalhes sobre os demais, deixem um comentário e será um prazer trazer esse assunto a vocês.

Lembrando que tanto a Hotmart, Monetizze e Eduzz são bem parecidas e num post futuro irei trazer para vocês um tutorial de como criar seus cadastros nelas, nesse post vou assumir que consigam fazer isso.

Depois de ter criado seu cadastro nas plataformas citadas, a primeira coisa que você deve fazer é ir até a sessão onde pode escolher os produtos que estão disponíveis para afiliação e escolher seu produto.

Uma particularidade aqui é que cada plataforma tem sua forma de demonstrar o quanto um protudo está tendo "sucesso" (iremos falar disso nos posts dedicados as plataformas). Por tanto é importante que você conheça essas métricas, vou citar aqui para ter um exemplo de forma bem simples a da hotmart, onde eles usam Temperatura, Blueprint e Avaliações de compradores.

Temperatura mede o quanto o produto está sendo vendido e vai até 150 graus. BluePrint é um indicador de qualidade do produto que a hotmart disponibiliza para cada produtor, ou seja, o quanto ele seguiu o que eles julgam ser um bom produto. E as avaliações de usuários são notas dadas por quem comprou o produto.

Uma vez que tenha escolhido o produto que você goste e tem mais afinidade, você vai precisar usar apenas o link que lhe é fornecido pela plataforma e começar a divulgar ele para as pessoas que você acha que possam querer comprar o mesmo.

Mais uma vez entramos num tema que daria para fazer um post individual para cada e em breve teremos isso, mas por hora vou dar uma passada por cima em algumas técnicas de venda.

Técnicas de venda para Afiliados

Existem muitas formas de se vender na internet e um bom afiliado tem que pelo menos conhecer algumas para que possa ter sucesso. Normalmente um afiliado com muito sucesso utiliza várias delas, afinal não tem o porque ficar preso em apenas uma.

A única coisa que é comum a todas as técnicas é algo que chamamos de trafego. Trafego nada mais é que pessoas, assim como nas lojas físicas temos pessoas fazendo compra isso não muda no mundo digital. Na verdade muda apenas uma coisa, a quantidade.

Por mais que você tenha uma loja no ponto mais comercial da sua cidade e por mais que sua cidade seja enorme, ainda assim você terá um espaço limitado, com um número limitado de funcionários e de pessoas que podem entrar e comprar de você.

A internet muda isso completamente, primeiro que ela é 24/7, ou seja, trabalha 24h por dia e 7 dias por semana, e segundo que o espaço dela é ilimitado, você pode receber quanto usuários quiser e todos podem ser atendidos e comprar sem problemas.

Porém algo em comum é que você tanto no físico como no digital você irá ter que atrair essas pessoas e aqui também se diferenciam, mas focando no nosso objetivo que é empreender no digital, vou contar um pouco sobre as técnicas e estratégias para conseguir suas vendas online.

Email Marketing

Acredito que uma das primeiras técnicas de venda online e até hoje ainda é uma técnica muito forte e importante, por mais que você possa encontrar algum "guru" dizendo que isso não funciona ou que está saturado, desconfie, pois vários cursos ensinam essa estratégia e várias pessoas tem bons resultados com email marketing, desde que feito de forma profissional e direita.

Nada de comprar lista de emails, ou capturar emails sem permissão, ficar mandando muito emails que não vá agregar para a pessoa etc, são algumas coisas que podem fazer você falhar com essa estratégia.

Sempre que for pedir um email deixe bem claro o que irá acontecer, que tipo de conteúdo você pretende mandar e sempre de a opção do usuário sair da lista.

Outra dica que irá ajudar e te auxiliar muito é contratar uma ferramenta de email marketing, assim você consegue ter métricas e um maior controle de qual estratégia está funcionando. A maioria das ferramentas também oferecem um funil que é como se fosse uma lista de emails e conforme a pessoa vai abrindo os emails ela vai avançando no funil até receber uma proposta de venda por exemplo.

Há diversas formas de trabalhar apenas com o email marketing e a maior dificuldade com essa estratégia é conseguir os emails de forma espontânea de seus usuários.

A estratégia mais comum utilizada é a chamada isca digital, você fornece algum conteúdo ao seu usuário que faça realmente a diferença pra ele, de preferência que o ensine algo e em troca disso ele precisa te dar o email. Normalmente são usados ebooks para isso, mas pode ser planilhas, algum acesso a programas, gráficos etc.

Redes Sociais

Outra forma muito comum de um afiliado divulgar seus produtos/links é através das redes sociais, afinal o Brasil é o 2 pais que as pessoas mais passam tempo nas redes sociais.

A ressalva aqui é que as redes mais famosas hoje, acabam que deteriorando o fator orgânico de seus algoritmos meio que para forçar que as pessoas paguem para conseguir trafego. A um bom tempo atrás o facebook se você tivesse uma página com 10 mil seguidores e fizesse um novo post, esse iria atingir os 10 mil seguidores. Hoje esse número é muito menor, com isso a alternativa é pagar por esse trafego dentro da plataforma.

O facebook hoje em dia é um dos lugares onde a maioria dos empreendedores só investem de forma paga. O instagram ainda é um lugar que você consegue crescer de forma orgânica, mas lembrando, todo crescimento orgânico é mais longo prazo.

Por falar em trafego pago esse é uma das técnicas que vamos abordar e falar um pouco também.

No mais se você tem já um perfil bem movimentado, com bastantes seguidores nada impede de você começar a divulgar e ter algum resultado nele, porém vale ressaltar o seguinte. Não basta ter publico e seguidores, esse trafego precisa ser de qualidade e minimamente interessado no que você vai oferecer, por isso normalmente o pessoal que compra seguidores no instagram falham em tentar vender para esse mesmo pessoal, pois veio de forma aleatória e sem qualificação nenhuma.

Trafego Pago

Como dizemos ali em cima, trafego pago é você pagar para que as plataformas, redes sociais ou buscadores, exibam seu anuncio para as pessoas e com isso você irá ter mais visibilidade e consequentemente mais cliques e oportunidades de venda.

Porém assim como comprar seguidores pode ser uma má ideia, se você não fazer o trafego de forma correta, você poderá queimar uma grana e de forma bem rápida, as formas mais conhecidas hoje é o facebook/instagram, google ads e taboola.

No facebook e instagram, vc pode usar stories, post com links, melhorar curtidas na página ou seguidores no perfil e outras coisas, porém se você não fizer uma boa segmentação de público e estruturar bem suas campanhas, vai acabar exibindo ela para pessoas que possam não ter interesse e não obter o resultado desejado.

No google normalmente você paga para exibir um site no topo da página de resultado de pesquisa, é um universo totalmente diferente do facebook, pois normalmente no google a pessoa já está pesquisando algo, porém se você não souber o que está fazendo, também é uma maneira de rasgar dinheiro bem rápido e nenhum empreendedor quer isso.

Por isso antes de iniciar nessa técnica estude bem e conheça as plataformas e comece com pouco e vá escalando conforme os resultados. Um curso que recomendo fortemente a todos que falam comigo é do Marcelo Tavora, o Afiliado Viking

Sites e blogs

Outra estratégia bem comum em nosso mundo de afiliados é o de ter um site ou um blog. A diferença entre eles é o objetivo e também um pouco do trabalho.

Um site é mais simples e direto, você faz uma copy de venda lá e utilizando um pouco de SEO, ou trafego pago, leva pessoas para lá e se for uma boa copy converte os acessos em vendas.

Um blog por outro lado, acaba sendo mais escalável, pois você consegue trazer mais conteúdo e com isso recorrência das visitas, se seu conteúdo for bom, as pessoas irão voltar para ler mais de você.

E voltando você pode ter conteúdo que ensine de verdade e também que faça algumas vendas, você também pode usar o blog para ter espaço de propagandas, porém normalmente não é tão rentável e as vezes fica estranho, pois pode divulgar algum concorrente no seu próprio site e isso não é nada legal.

Tanto blog como site são estratégias sólidas se muito bem usadas podem trazer vendas sempre, pois uma vez que um post vai para o ar ele irá ficar vendendo para você até que você retire do ar.

Porém se não usar de trafego pago, ambos são mais longo prazo, ou seja, você não vai conseguir atrair muitos pessoas para seu site ou blog da noite pro dia de forma constante, é uma longa jornada até isso se concretizar, mas quando alcançar ai é só alegria.

O blog e sites são um dos grandes pilares para fazer venda no automático e isso vamos falar em um outro post.

Por fim a estratégia que também é uma das mais sensacionais e que muitos tem dificuldades pois é necessário enfrentar algumas barreiras.

Youtube

Fazer vídeo para o youtube é uma grande estratégia pois assim com um post no blog, uma vez que o vídeo for para o ar ele continuará lá sempre fazendo vendas para você e isso é magnifico.

Assim como os blogs e sites também é um trabalho bem árduo construir uma audiência dentro do Youtube e conseguir inscritos e envolve muitos conhecimentos também, como editar vídeos e etc.

Porém hoje acredito que seja a plataforma mais recompensadora da internet e junto com blog e email marketing com certeza você terá uma estrutura sólida e que te fará ganhar uma boa grana na internet.

Outra barreira necessária a ser quebrada é a que muitas pessoas tem vergonha de fazer vídeos, falar para uma câmera e ter essa exposição toda, porém a formas de fazer vídeos sem aparecer, com slider, ou mesmo animações que podem ser opções.

É uma das minhas plataformas preferidas, eu tenho um canal já no youtube que uso de hobbie e temos o canal do nosso blog também com conteúdos semanais que assim como o blog ajuda pessoas a empreender.

Eu sei que o caminho parece ser bem complicado e muitos termos e coisas difíceis para quem está começando, por isso o ideal é normalmente buscarmos um curso que nos guie de forma direta e clara por esse mar de informações, e vocês que frequentam aqui, sabe que o curso que indico é o Fóruma Negócio Online.

Antes de conhecer o Fórmula, eu passei por vários cursos, alguns bons, outros nem tanto, porém todos eles abordavam apenas alguns assuntos o que sempre deixava lacunas sobre uma estrutura completa e sólida.

Depois do Fórmula ai sim eu entendi muito mais do mercado e como me preparar para ele e isso foi como virar a chave para mim, se você quer conhecer mais acesse a página do curso e entenda o porque o Alex Vargas é o produtor mais conhecido dos últimos tempos.

Espero que esse post tenha ajudado vocês a entender um pouco mais sobre o que é um afiliado, sobre algumas estratégias que usamos para o nosso dia a dia e que agora possam dar alguns passos para a construção do seu empreendimento digital.

Caso tenha alguma dúvida não deixe de escrever aqui embaixo, responderei o quanto antes.

Agradeço a todos por terem lido até aqui e até a próxima...

Escrito por: Willian D Santos

Comentários